Ehmmm...
Não sei o que dizer.
Então é esse o Sonic 2D para consoles que a Sega tanto alardeou? É essa a salvação que os fãs da série tanto esperavam? Creio que qualquer tipo de julgamento seria precipitado demais, uma vez que o teaser não mostra quase nada. Mas confesso que torci o nariz para o que eu vi. Basicamente, mostraram apenas um trecho de Sonic 2 em um 3D pré-renderizado que poderia impressionar em 1997. O próprio Sonic me pareceu sem graça, em um modelo 3D sem vida e sem estilo. Mas, como falei, é cedo demais para julgar.
É fato que desde Sonic Adventure 2, a série passou por maus bocados, mas acho que, pelo menos entre o público entusiasta, ela foi afetada por uma onda de preconceito e saudosismo, que culminou em um dos jogos mais subestimados da franquia: Sonic Unleased.
Tudo começou quando a Sega anunciou Sonic The Hedgehog para Xbox 360 e PlayStation 3, alardeando o retorno da série às raízes e prometendo um jogo inovador. A verdade é que de retorno às origens ele não tinha nada e tudo não se passava de uma versão piorada e cheia de bugs de Sonic Adventure. Serviu para deixar os fãs mais frustrados do que já estavam e acabar com a credibilidade de vez para os que não botavam mais fé na série.
Eis que a Sega anuncia Sonic Unleashed, cometendo o mesmo erro pela segunda vez (terceira, quarta, vigésima oitava, sei lá): "retorno às raízes", dizia ela, quando o jogo trazia uma proposta inédita para a série, com fases de velocidade e ação/plataforma intercaladas, misturando jogabilidade 2D e 3D. E os corações dos fãs se encheram de saudosismo. "Ah, os velhos tempos". Pois de velho o jogo não tinha nada. O sentimento de promessa não cumprida foi geral e, novamente, o jogo foi alvo de duras críticas.
Aí que entro no lance do preconceito. Depois de várias cagadas, a maioria dos entusiastas simplesmente deixaram de acreditar na Sega e na franquia, ainda que Unleashed tenha sido um dos melhores jogos do Sonic desde Adventure 2. Ok, também concordo que as fases do Warehog são um pé no saco, mas também não são TÃO ruins assim. Além disso, o jogo é recheado de qualidades, visual e estilo acertadíssimos e, provavelmente, uma das melhores mecânicas que a série já recebeu. Só que enquanto o povo batia o pé e choramingava dizendo que queria Sonic 2D, que Warehog era uma piada e o escambau, todos esqueceram de apreciar as qualidades do game. Uma pena.
Eu não escondo minha admiração por Unleashed, que é um dos meus jogos favoritos desta geração.
Parece um jogo ruim para você?
O cúmulo foi o IGN.com avaliar o jogo com a nota 4.5 para a versão de Xbox 360 e PlayStation 3 - enquanto a versão para o Wii, clara e evidentemente inferior, analisada por outro editor, ficou com 7.0. Quatro e meio.
Isso significa que Unleashed, segundo o IGN, é tão "bom" quanto:

Daisy Fuentes Pilates

Dancing With The Stars: We Dance!

The Cheetah Girls: Pop Star Sensations (aff... elas não merecem uma imagem maior)

Cabela's Monster Bass
E, pasmem, segundo o IGN, Sonic Unleashed é pior que:

Niki Rock'n'Ball

The Mummy Returns

Imagine: Fashion Designer New York

Bratz: Girlz Really Rock!

The Suite Life of Zack & Cody: Tipton Trouble
E para completar (não podia ser mais irônico): segundo o IGN, Sonic Unleashed é pior que o próprio Sonic The Hedgehog (Xbox 360 e PS3) e Shadow The Hedgehog, considerados por unanimidade como alguns dos piores jogos da série.
Creio que não há dúvidas que o que motivou um dos maiores sites de games do mundo a fazer uma crítica tão ferrenha ao último jogo do Sonic foi uma mistura de birra com preconceito. É claro que quando algo não corresponde às expectativas que criamos, ficamos decepcionados, e no caso de Unleashed, a Sega tem culpa por gerar as expectativas erradas para o jogo. Se o jogo fosse ruim, eu ficaria calado. Aliás, no próprio IGN a nota geral dada pelos usuários para Unleashed é 8.0, com base em quase 400 votos.
Para mim a crítica do IGN mostra que um jornalista pode ser tão tosco quanto um fanboy, desrespeitando o leitor com uma opinião fragilizada por seu desencanto. O leitor não está interessado se o jogo cumpriu as expectativas do jornalista, e sim, quer uma análise minuciosa de sua gameplay, controles, design e experiência, para que com base na apesentação dos pontos fortes e fracos, ele possa optar pela compra ou não. Não foi o que aconteceu com Sonic Unleashed, infelizmente - aliás, não é o que acontece em geral. Mas aí o papo é outro. Por enquanto, esperemos por um trailer mais decente de Sonic The Hedgehog 4.
Um comentário:
Não joguei os SONICs dessa GEN, mas como ex-Seguista, sempre procuro dar credibilidade pelo menos tentar jogar. Graficamente, eu me impressionei com o SONIC e o Unleashed. Queria jogá-los um dia e dar minha opinião. Quanto ao SONIC 4, eu acho que a SEGA vai finalmente preencher a lacuna que os entusiastas tanto queriam. É um jogo feito por download e deve seguir exemplo da Capcom com seus Megamans, Konami com Contra e Castlevania e agora um SONIC 2D com bons gráficos, à moda antiga, por que não? Um jogo desses custando 1000 Nintendo Points é o que há. Compra certa!
Postar um comentário